Quem somos?
Centro de Formação
Somos especializados na área da Intervenção Precoce na Infância (IPI).
Disponibilizamos formação contínua e especializada.
Contribuímos para a qualidade da formação especializada.
Elaboramos programas de formação à medida das necessidades.
Somos especializados na área da Intervenção Precoce na Infância (IPI) e desde 1998, que contribuímos para formação, capacitação dos profissionais, instituições e famílias para uma Intervenção Precoce qualificada, nomeadamente pelo acesso sistematizado à informação, ao conhecimento, bem como à introdução de boas práticas, através de processos qualificados de acompanhamento, formação e supervisão técnica de profissionais.
Disponibilizamos formação contínua e especializada em diferentes contextos, garantindo uma prestação de serviços de excelência assegurados por uma equipa de formadores especializados e criteriosamente selecionados pela sua qualificação, competência e experiência.
Contribuímos para a qualidade da formação especializada, através da nossa participação na elaboração de planos curriculares de Pós-graduações e Mestrados e sua implementação, em parceria com o ensino superior (ESEC e ISPA).
Elaboramos programas de formação à medida das necessidades, aspirações e desafios das organizações, implementando-os inclusive em horário laboral ou pós-laboral.
Somos um Centro de Formação Profissional, que se preocupa com as assimetrias regionais, levando a formação, informação e consultoria a todas as pessoas e entidades, nas diferentes regiões do país, incluindo os arquipélagos.
Nós pretendemos:
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Responder às necessidades formativas em Intervenção Precoce na Infância identificadas no terreno;
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Expandir a formação na área da IPI, orientada para as práticas Centradas na família;
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Fortalecer a Intervenção Precoce quer nacional quer internacionalmente ao nível da disseminação e implementação das Práticas Recomendadas;
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Qualificar as Equipas Locais de Intervenção Precoce para melhorar a qualidade dos serviços prestados a crianças e famílias, cuidadores e comunidade;
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Fomentar o trabalho em rede, inter – serviços e transdisciplinar, como modelo que deve desenvolver-se qualquer atividade formativa na Intervenção Precoce;
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Contribuir para a formação dos recursos humanos das várias entidades, nas áreas temáticas da intervenção precoce na infância, educação de infância e desenvolvimento infantil, neurodesenvolvimento, entre outras;
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Fomentar a inovação de práticas pedagógicas a nível nacional, através da formação, informação e investigação, focando-nos nas práticas pedagógicas no exterior.
Ambições:
A médio e longo prazo, pretendemos:
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Acompanhar as necessidades do futuro, participando em projetos nacionais e internacionais, com parceiros de referência, na área da IPI;
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Obter a acreditação como Centro de Formação Contínua para docentes, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Minho;
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Procurar cada vez mais aprofundar as parcerias com as universidades, no âmbito da investigação e formação de alunos e profissionais na área da IPI e Educação de Infância;