
Abordagem educativa focada no brincar nos espaços exteriores, em contacto com a Natureza, tendo por base os principais documentos orientadores da Educação de Infância em Portugal.

A ANIP almeja que a abordagem Florescer ganhe “raízes” na educação de infância em Portugal, constituindo-se como uma opção pedagógica valorizada pelas entidades tutelares. Procura-se que os espaços exteriores sejam o palco preferencial de processos de aprendizagem e desenvolvimento significativos para as crianças, potenciando-se assim a aquisição de competências fundamentais para uma cidadania ativa e responsável.
Como se concretiza?
Existência de um grupo de educação pré-escolar residente no Jardim da Sereia, durante quatro dias por semana;
Visitas semanais de todos os grupos da CJI ANIP ao Jardim da Sereia, acompanhados pelas profissionais responsáveis.
Com quem?
A ocupação a tempo integral do Jardim da Sereia está a cargo de duas profissionais de educação de infância. O projeto conta também com o apoio científico-pedagógico de uma equipa do Centro de Investigação Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universidade de Aveiro.
Onde?
Através de um protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Coimbra, a ANIP utiliza, preferencialmente, a zona superior do Jardim da Sereia, onde dispõe de uma casa abrigo, instalações sanitárias, espaço de estufa e horta, entre outros equipamentos de apoio à rotina diária das crianças.
Porquê?
Na maioria das sociedades ocidentais, o brincar e a atividade motora tendem a assumir um formato institucionalizado, desvalorizando-se a importância do brincar ao ar livre, na rua ou na Natureza.
A exposição à luz solar, o contacto com elementos naturais e o usufruto de ambientes não climatizados contribuem para o desenvolvimento dos ossos, para um sistema imunitário mais forte e para a atividade física (Ginsburg, 2007; Nedovic & Morrissey, 2013; Söderström et al., 2013; Sugiyama, Okely, Masters, & Moore, 2010).
