Abordagem educativa focada no brincar nos espaços exteriores, em contacto com a Natureza, tendo por base os principais documentos orientadores da Educação de Infância em Portugal.
A ANIP almeja que a abordagem Florescer ganhe “raízes” na educação de infância em Portugal, constituindo-se como uma opção pedagógica valorizada pelas entidades tutelares. Procura-se que os espaços exteriores sejam o palco preferencial de processos de aprendizagem e desenvolvimento significativos para as crianças, potenciando-se assim a aquisição de competências fundamentais para uma cidadania ativa e responsável.
Como se concretiza?
Existência de um grupo de educação pré-escolar residente no Jardim da Sereia, durante quatro dias por semana;
Visitas semanais de todos os grupos da CJI ANIP ao Jardim da Sereia, acompanhados pelas profissionais responsáveis.
Com quem?
A ocupação a tempo integral do Jardim da Sereia está a cargo de duas profissionais de educação de infância. O projeto conta também com o apoio científico-pedagógico de uma equipa do Centro de Investigação Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universidade de Aveiro.
Onde?