Centro de Formação
EBR – Entrevista Baseada nas Rotinas:
Práticas de Intervenção Precoce para promover a participação da família
17 de abril de 2024
22 de abril de 2024 (Presencial | Coimbra)
3 e 7 de maio de 2024
24 e 26 de junho de 2024 (Follow-up)
Curso de formação certificado pela DGERT e acreditado pelo CCPFC para Docentes
A forma como a Intervenção Precoce na Infância (IPI) é conceptualizada e implementada é determinante para a qualidade e eficácia da intervenção, traduzindo-se em efeitos benéficos para as crianças e famílias apoiadas. Sabemos que uma intervenção baseada nas rotinas é um dos elementos chave para a implementação de práticas centradas na família, dado que é nos ambientes naturais de aprendizagem do dia-a-dia, onde as crianças passam a maior parte do tempo, que experienciam diversos acontecimentos e atividades diárias com os quais aprendem e se desenvolvem.
O Modelo de Intervenção Baseado nas Rotinas preconizado pelo Professor Robin McWilliam, observa os princípios fundamentais que uma intervenção precoce baseada nas evidências e nas práticas recomendadas adota: Perspetiva Ecológica; Baseada nas Forças; Focada na Relação; Centrada na Família e Reflexiva e acentua a importância das rotinas no processo de intervenção.
Com ênfase na planificação da intervenção com as famílias, a partir de uma avaliação das suas necessidades e das necessidades funcionais da criança nos contextos onde participa, este curso proporciona um conjunto de recursos e instrumentos de trabalho que apoia e facilita a intervenção dos profissionais de IPI, entre eles, os docentes, junto das famílias e outros cuidadores de crianças, apoiando o seu desenvolvimento de competências para, designadamente, planificar, organizar e sistematizar a informação recolhida com vista a um plano de intervenção funcional e verdadeiramente centrado na família.
FORMADORAS:
Leonor Carvalho
Elemento do GTI – Grupo Técnico do Projeto “Intervenção Precoce: práticas baseadas nas rotinas”. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Mestre em Intervenção Precoce pela Universidade do Minho. É reconhecida pela OPP, desde 2016, como especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, com especialidade avançada em Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais. É psicóloga e diretora de serviços da ANIP.
Viviana Ferreira
Elemento do GTI – Grupo Técnico do Projeto “Intervenção Precoce: práticas baseadas nas rotinas”. Licenciatura em Psicologia da Educação e Reabilitação – Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Detentora de formação profissional e académica em áreas diversificadas e experiência profissional na área da Intervenção Precoce e da Deficiência Visual. Atualmente exerce funções de psicóloga na ANIP, integrando Equipas Locais de Intervenção do SNIPI.
Descarregue aqui o folheto informativo
Data limite de inscrição: 12-04-2024
Para mais informações sobre as nossas formações e eventos, contacte: formacao@anip.net
Inscrição: Associado da ANIP: 130 € || Não Associado: 145 €
Horário:
17-04-2024: 16h às 19h30
22-04-2024: 09h30 às 13h | 14h às 17h30 (Presencial: Coimbra)
03-05-2024: 16h às 19h
07-05-2024: 16h às 19h30
24-06-2024: 16h às 19h
26-06-2024: 16h às 19
Duração: 25 horas (Presenciais: 7h | Online síncronas: 16h | Assíncronas: 2h)
Forma de Organização: ONLINE (Plataforma Zoom)
Local: Associação Nacional de Intervenção Precoce – Sala de Formação da ANIP
Praceta Pe. José Anchieta, Lote 5, R/ch, Fração C, 3000-319 Coimbra