Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade

2021-05-21T12:05:54+00:00 Maio 20th, 2021|Noticias, Notícias destaque|

Campanha “Primeiros Anos a Nossa Prioridade”

É com orgulho e enorme sentimento de compromisso e responsabilidade que partilhamos que a ANIP é parceira da CampanhaPrimeiros Anos a Nossa Prioridade”, promovida em Portugal pela Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso (FNSBS).

A CampanhaPrimeiros Anos a Nossa Prioridade” pretende despertar e reforçar a consciência da sociedade em geral e influenciar políticas e investimentos, no sentido de reconhecer e valorizar a importância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida como dimensão fulcral na construção de uma sociedade mais saudável e sustentável.

Os parceiros envolvidos na campanha têm como objetivo promover oportunidades iguais para todas as crianças dos 0 aos 6 anos, em particular nos primeiros 1.000 dias de vida, e que as suas famílias tenham condições de lhes proporcionar um vínculo seguro e um ambiente saudável, estimulante e protetor.

Estes objetivos claramente convergem com os objetivos e a missão da ANIP, que deste 1998 pretende implementar e disseminar as práticas recomendadas em intervenção precoce na infância, como salvaguarda dos direitos e da qualidade de vida e inclusão social das crianças dos 0 aos 6 anos mais vulneráveis e das suas famílias.

Nos primeiros anos de vida de uma criança rápidas mudanças ocorrem, sendo um período de grandes oportunidades para o seu desenvolvimento e aprendizagem, mas, podendo ser, também, um período de grande vulnerabilidade. A enorme plasticidade neuronal do cérebro em desenvolvimento torna-o particularmente permeável às influências ambientais, nomeadamente às relações com as pessoas significativas para a criança. Evidências científicas e empíricas ensinam-nos como genética e experiências precoces interagem e são determinantes do desenvolvimento e comportamento subsequentes. Investir nos primeiros anos apresenta um dos maiores níveis de retorno social e económico para as famílias, para as sociedades e para os países. Prevenção, identificação precoce de fatores de risco e Intervenção Precoce na Infância colocam-se hoje como prioridades e foi partindo destes pressupostos que a ANIP se associou a esta importante campanha.

A ANIP, através de protocolo assinado a 7 de abril de 2021, assume integrar esta coligação nacional e participar ativamente na dinamização da mesma ajudando a passar a mensagem e dar maior visibilidade à importância do desenvolvimento infantil para a construção de uma sociedade saudável e sustentável.

Para mais informações, consultar flyer e o site da campanha www.primeirosanos.com.