

Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, IP
(Projetos Nacionais 2025)
Projeto
Projeto 258/2025
A VOZ das Famílias das Crianças em Intervenção Precoce na Infância
Início
Data de início: 10 – abril – 2025
Terminus
Data de terminus: 31 – dezembro – 2025
Objetivo do Projeto
Contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de Intervenção Precoce na Infância (IPI) em Portugal, para que TODAS as famílias de crianças com problemas de desenvolvimento, em risco e/ou com deficiência, tenham acesso a uma resposta de IPI célere e de qualidade, adequada às suas necessidades.
Para a concretização deste objetivo pretende-se realizar 8 Focus Group (4 no distrito de Coimbra e 4 no distrito de Aveiro) para auscultar as opiniões e experiências das Famílias das Crianças em IPI (0-6 Anos), de modo a identificar os pontos fracos e fortes, fragilidades e potencialidades dos serviços de IPI e aspetos a melhorar.
Pretende-se com este projeto, Dar Voz às Famílias, integrando as opiniões e experiências de quem efetivamente usufrui dos serviços de IPI, bem como compreender de forma mais aprofundada as suas necessidades e expetativas, garantindo desta forma, a participação ativa das famílias de crianças em IPI, na definição e ou melhoria das políticas e práticas implementadas.
Este projeto é cofinanciado pelo INR e enquadra-se, no Eixo Estratégico 3, Objetivo Geral 1 e área temática E, da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021 -2025 (ENIPD 2021-2025).

Focus-Group: Quando e Onde
Pode descarregar aqui o FLYER com informação síntese do Projeto e também com a indicação das datas e os locais onde vão decorrer os Focus-Group.
| Focus-Group | Local/Concelho | Data |
| 1.º Focus-Group | Tábua | 05-06-2025 |
| 2.º Focus-Group | Oliveira do Bairro | 26-06-2025 |
| 3.º Focus-Group | Montemor-o-Velho | 10-07-2025 |
| 4.º Focus-Group | Ovar | 31-07-2025 |
| Focus-Group | Local/Concelho | Data |
| 5.º Focus-Group | Aveiro | 18-09-2025 |
| 6.º Focus-Group | Arganil | 25-09-2025 |
| 7.º Focus-Group | Albergaria-a-Velha | 09-10-2025 |
| 8.º Focus-Group | Vila Nova de Poiares | 30-10-2025 |
Sessão de Encerramento
A Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), no âmbito do projeto “A Voz das Famílias das Crianças em Intervenção Precoce na Infância”, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., vai realizar a Sessão de Encerramento do referido projeto, intitulada “Dar Voz às Famílias – Partilha de Resultados e Conclusões”, no dia 19 de dezembro de 2025, pelas 14h30, na CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, na Rua Bernardim Ribeiro, nº 80, 3000-069 COIMBRA, com possibilidade de participação presencial ou online.
O projeto teve como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de Intervenção Precoce na Infância (IPI) em Portugal, promovendo a participação ativa de famílias com crianças apoiadas pela IPI, nos distritos de Aveiro e Coimbra, através da valorização das suas opiniões e experiências, de modo a compreender mais profundamente as suas necessidades e expetativas.
Esta sessão será uma oportunidade para partilhar os resultados e conclusões, refletindo diretamente a voz das famílias que generosamente contribuíram para o projeto.
Faça aqui o download do programa (versão final).


