Centro de Formação
Avaliação da Criança em Intervenção Precoce na Infância
NOVA DATA!
20 e 22 de junho & 1 de julho de 2023 (Online)
Todo o processo de avaliação em Intervenção Precoce é dinâmico e individualizado, orientado pela escuta e compreensão das aspirações e prioridades da família. O ciclo de intervenção caracteriza-se por um processo contínuo de encontros individualizados no contexto da relação de colaboração entre a família e os profissionais. Embora possa haver um momento desse ciclo referido como avaliação, esta, como processo de compreensão da perspetiva da família, inicia-se logo no primeiro encontro desta com os profissionais.
Numa abordagem centrada na família, o processo de avaliação assume características que por vezes entram em confronto com práticas tradicionais, onde o profissional conduz avaliações munido de uma série de instrumentos estandardizados de recolha de informação que respondam às suas dúvidas enquanto especialista, sem conseguir dar resposta àquilo que são as dúvidas, preocupações e necessidades de ajuda das famílias.
A avaliação em IPI, por outro lado, visa recolher informação que permita tomar decisões e desenhar com a família uma intervenção individualizada que responda às preocupações e prioridades desta, centrando-se, para isso, em duas dimensões fundamentais: as preocupações, prioridades e recursos da família e as características da criança e a forma como estas são percecionadas pela família e outros cuidadores. Esta recolha adicional à realizada nos primeiros contatos, deverá ser tida em conta na elaboração e implementação do Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP).
Neste sentido torna-se central que os profissionais de IPI adquiram competências para que todo o processo de avaliação seja centrado na família dando resposta às suas dúvidas, preocupações e necessidade de ajuda.
FORMADORAS:
Carla Lança
Licenciada em psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É reconhecida pela ordem dos psicólogos portugueses, desde 2016, como especialista em Psicologia da Educação com especialidade avançada em Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais. Formadora na área da Intervenção Precoce na Infância.
Celina Carvalho
Licenciada em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Pós-graduada em desenvolvimento familiar e educação parental. É reconhecida pela ordem dos psicólogos portugueses, desde 2016, como especialista em psicologia clínica e da saúde e especialista avançada em Intervenção Precoce (IP). Psicóloga, formadora e profissional de IP na ANIP.
Descarregue aqui o folheto informativo
Data limite de inscrição: 18-06-2023
Para mais informações sobre as nossas formações e eventos, contacte: formacao@anip.net
Inscrição: Associado da ANIP: 90 € || Não Associado: 105 €
Horário:
3ª Feira: 18h às 21h30
5ª Feira: 18h às 21h30
Sábado: 9h30 às 13h | 14h às 16h30
Duração: 14 horas
– 13h de sessões síncronas (em tempo real)
– 1h assíncrona
Forma de Organização: ONLINE (Plataforma Zoom)