Comunicação Aumentativa em Contexto Escolar (online) 2024-02-27T16:55:05+00:00

Centro de Formação

Comunicação Aumentativa em Contexto Escolar

(Perspetiva das Tecnologias de Apoio)

7, 11, 14 e 21 de maio de 2024 (Online)

Curso de formação certificado pela DGERT e acreditado pelo CCPFC para Docentes de Educação Especial


O Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho, estabelece princípios e normas que promovem a Inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos os alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. Para que haja uma participação efetiva do aluno com deficiência, os profissionais de educação desempenham um papel crucial, tendo de dar respostas educativas adequadas às capacidades de cada aluno. Muitos destes alunos, apresentam necessidades complexas de comunicação (ex.: Perturbações do Espetro do Autismo, Paralisia Cerebral, etc.) e/ou incapacidades motoras que dificultam o acesso às aprendizagens.

Desta forma, este curso surge da necessidade de encontrar estratégias para que os profissionais de intervenção precoce na infância, psicólogos, docentes de educação pré-escolar, de ensino especial e outros, possam implementar nas suas intervenções promovendo as aprendizagens inclusivas.


FORMADORA:

Miriam Azevedo

Licenciada em Engenharia Biotecnológica e Pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria (Universidade Católica – ICS) e em Educação Especial (ESE Lisboa). Exerce funções como técnica especialista em tecnologias de apoio (TA) à comunicação aumentativa e interfaces de acesso na empresa Anditec, desde 2010. Possui elevada experiência na avaliação e implementação de TA em pessoas com disfunções neuromotoras e necessidades complexas de comunicação. Tem formação avançada em “Engenharia da Linguagem -Tecnologias de Apoio a Necessidades Complexas da Educação”. Responsável pelas ações de formação aos docentes de educação especial para o projeto das bibliotecas “Juntos podemos Ler” nos softwares GRID 3 e Boardmaker. Colabora como docente nas Unidades Curriculares: “Tecnologia de Apoio à Comunicação” na Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão, na UCP de Lisboa, desde 2019; “Tecnologia de Apoio” do 3º ano do Curso de Licenciatura em Fisioterapia na ESSA, desde 2020.


Descarregue aqui o folheto informativo

Data limite de inscrição: 30-04-2024

Para mais informações sobre as nossas formações e eventos, contacte: formacao@anip.net

Ficha Inscrição


Inscrição: Associado da ANIP: 110 €  ||  Não Associado: 125 €

Horário:
3ª Feira: 18h30 às 21h30
Sábado: 09h30 às 13h30

Duração:   15h
– 13h de sessões síncronas
– 2h de sessão assíncrona

Forma de Organização: ONLINE (Plataforma Zoom)