Currículo e Multideficiência (online) 2022-08-16T10:29:12+00:00

Centro de Formação

Currículo e Multideficiência

7 e 14 de outubro de 2022 (Online)

A urgência de responder simultaneamente à importância do sucesso de todos os alunos na escola bem como aos princípios definidos para a inclusão de alunos com Necessidades Especiais na escola regular obriga a uma análise atenta da qualidade dos currículos utilizados e das mudanças necessárias para que todos os alunos possam participar com sucesso em atividades curriculares.  No entanto, para muitos alunos com MDVI o sucesso na escola tem que decorrer de mudanças curriculares significativas cujo objetivo seja a  preparação sólida do aluno para os desafios da vida futura.

O decreto lei 54/2018 identifica e descreve as adaptações curriculares possíveis no âmbito dos processos de inclusão. A planificação desta sessão de formação assenta nos princípios definidos no referido decreto, nomeadamente nas alíneas c) e d) do artigo 2º, que define as várias adaptações curriculares possíveis numa perspetiva de inclusão.

c) «Adaptações curriculares significativas», as medidas de gestão curricular que têm impacto nas aprendizagens previstas nos documentos curriculares, requerendo a introdução de outras aprendizagens substitutivas e estabelecendo objetivos globais ao nível dos conhecimentos a adquirir e das competências a desenvolver, de modo a potenciar a autonomia, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento interpessoal;

d) «Áreas curriculares específicas», as que contemplam o treino de visão, o sistema braille, a orientação e a mobilidade, as tecnologias específicas de informação e comunicação e as atividades da vida diária.

 


FORMADORA: Isabel Amaral, PhD

Consultora na área da Comunicação e Educação de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira. Docente do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Consultora em diversas instituições nacionais e internacionais no apoio à melhoria da prestação de serviços a crianças com surdocegueira congénita e multideficiência incluindo deficiência visual.


Descarregue aqui o folheto informativo

Data limite de inscrição: 25-09-2022

Para mais informações sobre as nossas formações e eventos, contacte: formacao@anip.net

Ficha Inscrição


 

Inscrição: Associado da ANIP: 60 €  ||  Não Associado: 75 €

Horário: 17h às 20h30m (nos dois dias)

Duração: 8 horas (7 h: sessões síncronas + 1h: sessão assíncrona)
Forma de Organização: ONLINE