Desenvolvimento do PIIP (online) 2021-05-18T14:27:09+00:00

Centro de Formação

Desenvolvimento do PIIP – Plano Individual de Intervenção Precoce

(Implementação de práticas centradas na família)

18 e 25 de junho de 2021 (Online) – 2ª Edição [nova data]

 

O conhecimento daquilo que são as práticas recomendadas para a IPI tem vindo a assumir uma importância cada vez maior junto dos profissionais de IPI, uma vez que, fundamentadas em evidências credíveis e internacionalmente reconhecidas como práticas de intervenção de qualidade, permitem orientar toda a sua intervenção junto das crianças e famílias que apoiam.

Neste âmbito, o Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP) serve essencialmente para transpor para a prática todos os princípios de uma abordagem centrada na família, orientando a intervenção. A relação de colaboração entre os profissionais e as famílias, com base nos princípios de uma abordagem centrada na família, desenvolve-se ao longo de todo o processo de avaliação e intervenção, desde os primeiros contactos até à altura em que a família/criança terminam a intervenção.

É necessário, assim, entender o PIIP não apenas como um documento, mas como processo, definindo uma relação de colaboração entre a família e os profissionais onde é a família quem conduz a intervenção, tendo em conta as suas preocupações e prioridades.

Neste sentido torna-se central que os profissionais de IPI adquiram competências para a elaboração de planos de intervenção personalizados, com objetivos, estratégias, atividades e recursos que contribuam para o desenvolvimento e participação da criança e apoiem as expetativas e as necessidades das famílias, resultando na capacitação e empowerment das mesmas.

 


Descarregue aqui o folheto informativo

Data limite de inscrição: 09-06-2021

Para mais informações sobre as nossas formações e eventos, contacte: formacao@anip.net

Ficha Inscrição


 

Inscrição: Associado da ANIP: 85 €  ||  Não Associado: 100 €

Horário: DIA 18: 09h30 às 12h30 | 14h às 17h  ||  DIA 25: 14h às 20h
Duração: 14 horas
– 12 horas de sessões síncronas (em tempo real)
– 2 horas de sessões assíncronas (realização de tarefas à distância)

Forma de Organização: ONLINE (Plataforma Zoom)

Project Details