Centro de Formação
EBR – Entrevista Baseada nas Rotinas:
Práticas de Intervenção Precoce para promover a participação da família
ALENTEJO – Turma 3
5 de maio de 2025 (Online)
8 de maio de 2025 (Presencial)
12 e 15 de maio de 2025 (Online)
16 e 18 de julho de 2025 (Follow-up)
Ação certificada pela DGERT e acreditada como ação de formação para professores dos grupos 910, 920 e 930
Ação em processo de acreditação para professores dos grupos 100 e 110
A forma como a Intervenção Precoce na Infância (IPI) é conceptualizada e implementada é determinante para a qualidade e eficácia da intervenção, traduzindo-se em efeitos benéficos para as crianças e famílias apoiadas. Sabemos que uma intervenção baseada nas rotinas é um dos elementos chave para a implementação de práticas centradas na família, dado que é nos ambientes naturais de aprendizagem do dia-a-dia, onde as crianças passam a maior parte do tempo, que experienciam diversos acontecimentos e atividades diárias com os quais aprendem e se desenvolvem.
O Modelo de Intervenção Baseado nas Rotinas preconizado pelo Professor Robin McWilliam, observa os princípios fundamentais que uma intervenção precoce baseada nas evidências e nas práticas recomendadas adota: Perspetiva Ecológica; Baseada nas Forças; Focada na Relação; Centrada na Família e Reflexiva e acentua a importância das rotinas no processo de intervenção.
Com ênfase na planificação da intervenção com as famílias, a partir de uma avaliação das suas necessidades e das necessidades funcionais da criança nos contextos onde participa, este curso proporciona um conjunto de recursos e instrumentos de trabalho que apoia e facilita a intervenção dos profissionais de IPI, entre eles, os docentes, junto das famílias e outros cuidadores de crianças, apoiando o seu desenvolvimento de competências para, designadamente, planificar, organizar e sistematizar a informação recolhida com vista a um plano de intervenção funcional e verdadeiramente centrado na família.
FORMADORAS:
Viviana Ferreira
Elemento do GTI – Grupo Técnico do Projeto “Intervenção Precoce: práticas baseadas nas rotinas”. Licenciatura em Psicologia da Educação e Reabilitação – Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Detentora de formação profissional e académica em áreas diversificadas e experiência profissional na área da Intervenção Precoce e da Deficiência Visual. Atualmente exerce funções de psicóloga na ANIP, integrando Equipas Locais de Intervenção do SNIPI.
Celina Carvalho
Licenciada em psicologia clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Pós-graduada em Desenvolvimento Familiar e Educação Parental. É reconhecida pela ordem dos psicólogos portugueses, desde 2016, como especialista em psicologia clínica e da saúde e especialista avançada em intervenção precoce (IP). Exerce funções de psicóloga na ANIP, integrando Equipas Locais de Intervenção do SNIPI. É formadora na área das práticas recomendadas em IP e do temperamento e comportamento.
Descarregue aqui o folheto informativo
Data limite de inscrição: 29-04-2025
Para mais informações sobre as nossas formações e eventos, contacte: formacao@anip.net
Ficha Inscrição – Alentejo Turma 3
Inscrição: Associado da ANIP: 130 € || Não Associado: 145 €
[ TURMA 3 ] Datas e Horários:
05-05-2025: 09h30 às 13h (Online)
08-05-2025: 09h30 às 13h | 14h às 17h30 (Presencial: Coimbra)
12-05-2025: 09h30 às 12h30 (Online)
15-05-2025: 09h30 às 13h (Online)
Follow-up:
16-07-2025: 14h às 17h (Online)
18-07-2025: 09h30 às 12h30 (Online)
Duração: 25 horas (Presenciais: 7h | Online síncronas: 16h | Assíncronas: 2h)
Forma de Organização: ONLINE (Plataforma Zoom)
Local: Associação Nacional de Intervenção Precoce – Sala de Formação da ANIP
Praceta Pe. José Anchieta, Lote 5, R/ch, Fração C, 3000-319 Coimbra