Centro de Formação
Processos de Transição de Crianças dos 0 aos 6 anos:
O Papel do Profissional de IP, do Educador de Infância e das Famílias
19 e 28 de fevereiro & 1 de março de 2025 (Online)
Ação certificada pela DGERT e acreditada como ação de formação para Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e de Educação Especial
Este curso surge da necessidade dos profissionais de Intervenção Precoce na Infância (IPI), entre eles os docentes, em adquirir e/ou aprofundar conhecimentos sobre como efetuar e apoiar outros cuidadores/docentes, no planeamento de processos de transição (PTR) de crianças, de forma eficaz e inclusiva.
Sabe-se que as mudanças, processos de transição vividos pelas crianças na 1.ª infância, tais como, mudanças de contexto, de creche para jardim-de-infância, e ou alteração geográfica de residência, podem gerar situações angustiantes para as crianças, pelo que os PTR deverão, tanto quanto possível, ocorrer de forma harmoniosa e sem stresse para crianças, famílias e instituições, para o que pode concorrer uma adequada e eficaz intervenção dos profissionais. Efetivamente, só uma planificação atempada e cuidadosa dos PTR assegura que as mudanças ocorram de forma confortável e sem impacto negativo para as crianças e demais entidades envolvidas.
Posto isto, e sabendo que o sucesso de um PTR requer trabalho colaborativo entre profissionais e famílias com o envolvimento dos recursos da comunidade e de planeamento e preparação, que suavize as mudanças significativas vivenciadas por crianças e famílias, torna-se fundamental formar e apoiar a reflexão dos profissionais de Educação e de IPI, no que concerne às oportunidades e desafios do DL 54/2018, de 6 de julho (Regime Jurídico da Educação Inclusiva), às práticas desenvolvidas, e particularmente aos processos de transição vividos pelas crianças dos 0 – 6 anos.
FORMADORA:
Celina Carvalho
Licenciada em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE da UC). Pós-graduada em desenvolvimento familiar e educação parental. É reconhecida pela ordem dos psicólogos portugueses, desde 2016, como especialista em psicologia clínica e da saúde e especialista avançada em Intervenção Precoce (IP). Psicóloga, formadora e profissional de IP na ANIP.
Com a colaboração:
Ana Paula Aveleira
Professora de Educação Especial licenciada com Especialização em Educação Especial (EE). Mestre em Ativação do Desenvolvimento Psicológico, pela Universidade de Aveiro. Exerce funções docentes em Educação Especial no quadro do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro em Coimbra, assumindo funções de supervisão técnica das ELI do distrito de Coimbra do SNIPI. Exerce funções de formadora nas áreas de Intervenção Precoce na Infância e de Educação Inclusiva.
Descarregue aqui o folheto informativo
Data limite de inscrição: 15-02-2025
Para mais informações sobre as nossas formações e eventos, contacte: formacao@anip.net
Inscrição: Associado da ANIP: 70 € || Não Associado: 85 €
Horário:
4ª Feira: 16h às 20h
6ª Feira: 16h30 às 20h
Sábado: 9h30 às 13h
Duração: 12 horas (11h de sessões síncronas + 1 hora assíncrona)
Forma de Organização: ONLINE (Plataforma Zoom)