Trabalhar em colaboração com as Famílias (Faro) 2021-09-23T14:06:36+00:00

Centro de Formação

Trabalhar em colaboração com as Famílias: COMO aumentar a eficácia da intervenção?

9 de outubro de 2021 – FARO (Algarve)

 

No âmbito dos inúmeros serviços que prestam apoio a crianças e jovens, torna-se imprescindível o desenvolvimento de parcerias e de relações de colaboração entre os profissionais e as famílias. Contudo, o estabelecimento destas parcerias pode constituir-se como um grande desafio para os profissionais, sobretudo no que respeita à forma como o serviço é prestado.

As evidências mostram que uma intervenção centrada na família potencia as relações de colaboração e o impacto do apoio que é prestado às famílias, contribuindo para o seu fortalecimento e para a sua qualidade de vida.

A abordagem centrada na família é definida como um conjunto de valores, competências, comportamentos e conhecimentos que reconhece a centralidade das famílias nas vidas das crianças e jovens. É baseada no respeito pela singularidade de cada pessoa e família e implica o estabelecimento de um compromisso de parceria com a família e comunidade para apoiar as crianças e os jovens. Coloca a vida da família – os seus pontos fortes, necessidades e escolhas – no centro do planeamento, desenvolvimento, implementação e avaliação do serviço prestado, contribuindo assim para a mudança que a família quer alcançar.

Esta formação destina-se a qualquer profissional que deseja melhorar a sua eficácia no trabalho com famílias, aprofundando os seus conhecimentos acerca das práticas centradas na família

OBJETIVO GERAL:

Pretende-se capacitar os formandos de conhecimentos na área da abordagem centrada na família, assim como promover a reflexão dos profissionais que exercem funções no âmbito do apoio às famílias sobre as suas práticas, de modo a garantir uma intervenção de qualidade e eficaz.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

  • Como se processa a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
  • Definição e princípios da prática centrada na família.
  • O papel do profissional que trabalha com as famílias.
  • Como estabelecer a relação com a família: práticas de ajuda eficaz e de consultoria colaborativa.

Descarregue aqui o folheto informativo

Data limite de inscrição: 04-10-2021

Para mais informações sobre as nossas formações e eventos, contacte: formacao@anip.net

Ficha Inscrição


 

Inscrição: Associado da ANIP: 50 €  ||  Não Associado: 65 €

Horário: 9h30 às 12h30 | 14h às 17h
Duração: 6 horas

Forma de Organização: PRESENCIAL
Local: Associação de Proteção à Rapariga e à Família
Rua Monsenhor Henrique Ferreira da Silva, 10 | 8005-137 FARO